foto.inc.php

Doutor Walter Bogo completa 10 anos de profissão

Assim revelou o oftalmologista Dr. Walter Bogo, ao fazer uma análise da sua trajetória como profissional e da dedicação em oferecer tecnologia e medicina de qualidade para a região

Ivanir Gebert

Medianeira há 10 anos, um município próspero em oportunidades. Foi neste período que começou a trabalhar o oftalmologista Dr. Walter Junior Bogo. Médico recém formado, sonhador como todo profissional no início de carreira, enfrentou muitas dificuldades para transformar a realidade na qual se encontrava a medicina oftalmológica da região. Sonhador, mas sempre com os ‘pés no chão’, o especialista se emociona ao lembrar o passado, falar do presente e planejar o futuro.
Quando as estatísticas apontavam que era inviável investir em uma cidade do interior, como Medianeira. Quando outros profissionais que trabalhavam com a venda de medicamentos diziam que uma clínica de porte maior não tinha futuro aqui, o médico acreditou que era possível investir e acreditar em Medianeira.
Doutor Walter, após terminar sua especialização, foi convidado para trabalhar em Sinop, no Mato Grosso, para ajudar um médico na cirurgia de catarata em um projeto que havia na região. Ele e a esposa Alessandra Bogo aceitaram o convite. O clima da região e a distância dos familiares que moravam em Maringá, no Paraná, não deixou o casal realizado com a nova vida. Nesse tempo, um colega médico o avisou da venda de um consultório em Medianeira. “Quando cheguei, gostamos da cidade, houve um encantamento com as pessoas daqui e também era uma cidade próxima de Maringá e resolvemos encarar o desafio”, conta o médico.
A sala era pequena, ficava no último piso do Shopping Medianeira, antigo consultório da Dra. Adriana Pandolfo. Motivado para o trabalho, Dr. Walter começou a perceber que não se faziam cirurgias oftalmológicas em Medianeira, eram realizadas somente consultas clínicas. Os pacientes tinham que se deslocar a Cascavel para procedimentos cirúrgicos. “Esse foi um dos momentos da profissão que me deixou desanimado”, confessa o oftalmologista. “Sempre gostei da parte cirúrgica da oftalmologia e percebia que a população precisava de mais recursos na área”.
Neste momento, a sala do Shopping Medianeira havia ficado pequena para o médico, que acreditava no potencial da cidade e da região, além de estar localizado em uma sala de difícil acesso aos cadeirantes e idosos. Ele queria um local maior para trabalhar. Este período foi um dos momentos mais decisivos. A partir dessa decisão, a vida profissional do médico tomou um novo rumo que, juntamente com outros médicos, entre eles o oftalmologista Dr. Wil Costa que já estava na cidade há cinco anos, uniram forças e criaram algo inédito na medicina da região. Nasce então, a Clínica de Olhos Oeste do Paraná, localizada na rua Argentina, próximo ao Clube União. “Foi muito importante essa união, que fez com que tivéssemos um crescimento muito rápido”, revela.
A partir dessa parceria surgiu o projeto de construir uma clínica maior, porque aquele espaço também havia ficado pequeno. O sonho de construir a sede própria da Clínica de Olhos Oeste do Paraná era o de oferecer um espaço melhor, onde pudessem investir em novos equipamentos e também a instalação de um centro cirúrgico dentro da clínica. Comum em centros maiores, onde os profissionais que trabalham com cirurgia têm seu próprio centro cirúrgico. “A nossa visão sempre foi a de oferecer segurança aos pacientes, evitando o deslocamento para outras cidades ou hospitais. A vantagem de um centro cirúrgico próprio é você ter uma equipe treinada exclusivamente para procedimentos oftalmológicos, e ela estar preparada para atender todos os passos da cirurgia oftalmológica, que são praticamente ambulatoriais (o paciente opera e fica pouco tempo internado). Os riscos de infecção são menores quando se está em um local específico. Essa segurança é importante para o resultado e isso traz tranqüilidade para o paciente e para os médicos”, ressalta Dr. Walter.
Hoje, o médico avalia esses 10 anos e diz ter realizado um sonho. Com muita dificuldade e muito investimento, conseguiram trazer para Medianeira o que ela necessitava em tecnologia na área de oftalmologia. “Nós conseguimos provar o contrário, que investir no interior pode dar certo sim”, afirma.
Doutor Walter Bogo se orgulha em falar da importância da Clínica de Olhos Oeste do Paraná para o paciente de Medianeira e região. “Temos uma identidade própria dentro da comunidade”. Essa responsabilidade faz o médico sonhar e acreditar que pode ir mais além, sempre apoiado pela família que, de acordo com ele é a base, a razão que o motiva para continuar seus projetos. Tem com ensinamento dos pais e quer repassar para seu filho Bruno Bogo que, acima de qualquer coisa, devemos ser pessoas honestas, justas, transparentes e focar nos objetivos, lutar por eles, mas consegui-los pelo próprio esforço. São valores que refletem em sua vida pessoal e profissional. Valores importantes para se alcançar o sucesso. Trabalho, família e amigos fizeram com o que médico revelasse que fixou suas raízes nesta terra e de forma alguma pensa em sair daqui.

FUTURO
De acordo com Dr. Walter, tanto ele quanto o Dr. Wil, prezam por valores que devem ser seguidos no trabalho. Utilizando a ciência da administração e o conhecimento médico, seguem um planejamento estratégico. Esta ferramenta de trabalho orienta as empresas a tomarem decisões corretas. “Nossa meta é continuar sempre investindo em nosso conhecimento, com constante participação em congressos. Investir nas pessoas que trabalham conosco também é muito importante para o resultado do trabalho. Nosso desejo é aliar conhecimento à tecnologia, investir em novos aparelhos para acompanhar o mercado mundial. Temos um futuro promissor e percebemos isso a cada dia. Queremos sempre o melhor para o nosso paciente. Essa busca constante para trazer comodidade, agilidade, estrutura e novos exames, estamos conseguindo de forma satisfatória. Investiremos sempre nesta cidade que me recebeu muito bem há 10 anos e acredita no meu trabalho”.
Fonte: S/ Fonte