Juntamente com o diretor da empresa Liandro Carniel, três colaboradores estão no Sebrae em Cascavel para treinamento inicial da implantação dos processos gerenciais dentro da empresa Portal Medianeira. Após esse treinamento uma equipe do Senai fará a implantação e aplicação dentro da empresa.

Hoje, para se diferenciar da concorrência, não basta oferecer um bom produto ou serviço, é necessário promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios. Gente, sistemas e processos devem estar integrados, os funcionários devem conhecer a fundo os processos da empresa para a qual trabalham, e esses processos devem estar bem alinhados com o negócio da companhia. Apenas assim, a empresa poderá se transformar na escolha principal dos consumidores.

Em algumas corporações, muitas vezes os funcionários não estão familiarizados com esses processos, e nesses casos a percepção do cliente final também não é positiva. Se o cliente não consegue enxergar um valor diferenciado no produto ofertado, certamente escolherá o serviço do concorrente, ainda que, objetivamente, as vantagens oferecidas sejam equivalentes para ambos.

O Portal Medianeira iniciou mais essa etapa em sua trajetória, buscando junto ao Senai e Sebrae a implantação dos mesmos dentro da empresa. A implantação e certificação, que irá durar aproximadamente 01 ano. Uma equipe do Senai irá acompanhar e implantar durante esse período dentro da empresa documentando todas as partes. O Portal Medianeira está realizando o MPS-SV para Serviços.

Conforme o diretor da empresa, Liandro Carniel a busca da melhoria e implantação dos processos é consequência da nova forma de gestão que a empresa vem aplicando. “Não tem como fugir disso, todos dentro de uma empresa precisam entender os processos, alinhar isso ao trabalho do dia a dia, oferecendo ao cliente mais qualidade na prestação dos serviços. Estamos mudando totalmente a cultura da nossa empresa. A certificação nos dará uma nova visão do negócio, vamos iniciar no nível G, mas isso nos fará seguir esse modelo implantado que trarão excelentes resultados para a empresa”, destacou.

Na área de serviços o MPS.BR certificou 21 empresas no Brasil, sendo 6 no Paraná, em nível G. No Brasil o MPS-SV Software certificou 627 empresas em 10 anos.

O que é o MPS.BR

O MPS.BR é um programa mobilizador que foi criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

O mercado brasileiro é composto por um forte setor prestador de serviços de TI e, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para esse setor. Para que se tenha uma indústria competitiva, nacional e internacionalmente, é essencial que os provedores de serviços coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando à oferta de serviços conforme padrões internacionais de qualidade.

Pensando nisso, a Softex criou o modelo MPS para Serviços (MPS-SV), complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW), que vem ao encontro das necessidades desse mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor.

Ele é baseado na Norma Internacional ISO/IEC 20000, nas práticas ITIL e no modelo CMMI-SVC e serve para melhorar tanto os processos de serviços quanto o desempenho nos negócios das organizações públicas e privadas de qualquer porte.