2

Mais uma etapa de Processos Gerenciais MPS.BR foi concluída no Portal Medianeira

Há um ano, o Portal Medianeira iniciou a implantação do MPS.BR, buscando a melhoria nos processos de serviços prestados pela empresa, buscando a cada dia melhorar mais nosso atendimento com o cliente. Não basta apenas oferecer produtos e serviços, para se diferenciar da concorrência, é preciso promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios. Pessoas, sistemas e processos devem estar integrados. Os funcionários devem conhecer a fundo os processos da empresa para a qual trabalham, e esses processos devem estar bem alinhados com o negócio da empresa, que poderá se transformar na escolha principal dos consumidores.

No encontro de hoje, foram abordadas questões quanto as ordens de serviço, dando prioridade para os atendimentos. A colaboradora Tayná Lopes, salientou a necessidade do tempo de execução máximo que temos que estipular para cada atividade, dando como exemplo, um cliente sem a conexão de internet e uma nova instalação. "Iremos montar um fluxograma para apresentar para todos os setores da empresa, para que todos fiquem cientes de como deve ser feito dentro do nosso sistema e em que momento é enviado aos outros setores, para que todos entendam os prazos destinados a cada tipo de serviço realizado dentro do Portal", frisou.

Em algumas corporações, muitas vezes os funcionários não estão familiarizados com esses processos, e nesses casos a percepção do cliente final também não é positiva. Se o cliente não consegue enxergar um valor diferenciado no produto ofertado, certamente escolherá o serviço do concorrente. E, muitas vezes, o cliente só percebe isso, quando for precisar de atendimento ou assistência, quando irá perceber que o valor que ele paga e achava ser menor, não tem vantagens no serviço final oferecido e que a sua empresa tem agregado em seu valor muito mais eficiência.

O MPS.BR é desenvolvido pelo Senai e Sebrae quando o Portal buscou sua implantação, a reunião inicial aconteceu há um ano no Sebrae Cascavel, onde foram explicados todos os passos para implementação e certificação. Uma equipe do Senai acompanha e implanta os processos dentro da empresa, documentando tudo. O Portal Medianeira está realizando o MPS-SV para Serviços.

Conforme o diretor da empresa, Liandro Carniel a busca da melhoria e implantação dos processos é consequência da nova forma de gestão que a empresa vem aplicando. “Não tem como fugir disso, todos dentro de uma empresa precisam entender os processos, alinhar isso ao trabalho do dia a dia, oferecendo ao cliente mais qualidade na prestação dos serviços. Estamos mudando totalmente a cultura da nossa empresa. A certificação nos dará uma nova visão do negócio, vamos iniciar no nível G, mas isso nos fará seguir esse modelo implantado que trarão excelentes resultados para a empresa”, destacou.
Na área de serviços o MPS.BR certificou 21 empresas no Brasil, sendo 6 no Paraná, em nível G. No Brasil o MPS-SV Software certificou 627 empresas em 10 anos.

O que é o MPS.BR

O MPS.BR é um programa mobilizador que foi criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

O mercado brasileiro é composto por um forte setor prestador de serviços de TI e, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para esse setor. Para que se tenha uma indústria competitiva, nacional e internacionalmente, é essencial que os provedores de serviços coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando à oferta de serviços conforme padrões internacionais de qualidade.

Pensando nisso, a Softex criou o modelo MPS para Serviços (MPS-SV), complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW), que vem ao encontro das necessidades desse mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor.

Ele é baseado na Norma Internacional ISO/IEC 20000, nas práticas ITIL e no modelo CMMI-SVC e serve para melhorar tanto os processos de serviços quanto o desempenho nos negócios das organizações públicas e privadas de qualquer porte.