O desenvolvimento e evolução das empresas de TI (Tecnologia da Informação) também depende da tomada de decisões estratégicas, com base em números e indicadores, sejam eles financeiros, administrativos, comerciais e técnicos.

Diante desta necessidade do setor, a Redetelesul está desenvolvendo um projeto que visa levantar indicadores para os provedores, e uma das primeiras reuniões aconteceu neste dia 16 em Medianeira, na sede do provedor Portal Medianeira, com discussão e análise num grupo de trabalho.

“O objetivo deste grupo de trabalho é determinar uma metodologia de coleta de números, semelhante para todos os provedores, que permitirá ao empresário do setor, avaliar se os seus indicadores estão dentro da média, acima ou abaixo, das demais empresas. Com esta avaliação e comparação, caberá a cada um tomar as decisões e buscar maneiras para melhorar seus números, e consequentemente tornar a empresa mais competitiva”, esclarece o presidente da Redetelesul, Rosauro Baretta.

Dentre alguns indicadores essenciais, destaca-se a taxa de inadimplência, churn rate (taxa de cancelamento), custo com a folha de pagamento e encargos, locação de torres e postes, link, percentual de atendimentos técnicos por tipo de tecnologia, além de outros dados relacionados aos planos mais comercializados, crescimento da carteira líquida, e outros que serão discutidos em várias reuniões.