1

Portal Medianeira é a segunda empresa do setor no Paraná certificada MPS-BR

Após dois anos de muitas mudanças, desde que começamos a implantar o MPS.BR na área de serviços, chegamos ao grande dia: a avaliação para sermos uma empresa certificada. Ou seja, se implantamos todos os processos exigidos pelo programa. Sim, fomos certificados. Orgulho de sermos a segunda empresa de telecomunicações (provedor de internet) no Paraná a receber esta certificação. “Foi um trabalho que exigiu muitas mudanças, principalmente na cultura da empresa. Lembrando que no Paraná existem somente 13 empresas da área de Tecnologia com selos válidos. Então, claro que isso é uma grande conquista”, ressalta o diretor da empresa Liandro Carniel. Segundo o empresário, essa certificação significa que a cada dia a empresa está buscando melhorias nos serviços. Os processos foram implantados com orientação do consultor do Senai (intermediado pelo Sebrae) Wagner Ueno. A avaliação foi feita pela empresa QualityFocus de Curitiba, pelos consultores Renato Machado e Maria Elena Querido.

 A Certificação

O Portal Medianeira foi certificada com MPS-SV, na área de serviços nível G. O MPS.BR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro, é um programa da Softex com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Com início em dezembro de 2003. O programa inicial tem como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e as práticas de gestão de RH na indústria de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Modelo este que foi expandido para a área de serviços em 2012. O modelo MPS para Serviços (MPS-SV) foi desenvolvido para complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW), que vem ao encontro das necessidades desse mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor. O Portal foi avaliada no nível G, sendo sete os níveis da avaliação. “A parte mais difícil já fizemos, que é o começar, pois exige tempo, dedicação e muitas mudanças”, afirma Liandro. “O nível G eu diria que é o mais difícil, porque ele impacta, ele faz todos na empresa a mudarem sua cultura de trabalho. Você precisa trabalhar conforme o programa exige, não é mais da forma que cada um pensa”, complementa o consultor do Senai Wagner Ueno. No Brasil são 24 avaliações com selos válidos, sendo 13 no Paraná.

 Evolução

De acordo com Liandro Carniel, hoje não basta apenas oferecer produtos e serviços, para se diferenciar é preciso promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios. “Pessoas, sistemas e processos devem estar integrados. Os funcionários devem conhecer a fundo os processos da empresa para a qual trabalham, e esses processos devem estar bem alinhados com o negócio da empresa, que poderá se transformar na escolha principal dos consumidores”.

 Investimentos

Há 16 anos no mercado, o Portal Medianeira Telecom tem uma história de projetos e inovações. Foi a primeira empresa a investir em Fibra Óptica em Medianeira. Recentemente concluiu um dos projetos mais ousados, que foi a construção de uma rede própria de fibra óptica entre Cascavel e Medianeira. Um marco na história do Portal. Esses investimentos concedem mais autonomia na compra de link de outras operadoras, que hoje chegam até Cascavel. Também faz parte do projeto de interligação até Matelândia, para atendimento daquela localidade com fibra óptica residencial e empresarial, através da Matelnet (que agora faz parte do grupo gestor do Portal Medianeira).