Hoje, para se diferenciar da concorrência, não basta oferecer um bom produto ou serviço, é necessário promover uma estratégia eficiente de gestão de processos de negócios. Gente, sistemas e processos devem estar integrados, os funcionários devem conhecer a fundo os processos da empresa para a qual trabalham, e esses processos devem estar bem alinhados com o negócio da companhia. Apenas assim, a empresa poderá se transformar na escolha principal dos consumidores.

Em algumas corporações, muitas vezes os funcionários não estão familiarizados com esses processos, e nesses casos a percepção do cliente final também não é positiva. Se o cliente não consegue enxergar um valor diferenciado no produto ofertado, certamente escolherá o serviço do concorrente, ainda que, objetivamente, as vantagens oferecidas sejam equivalentes para ambos.

Pensando na melhoria da gestão e organização dos processos do negócio, o Portal Medianeira iniciou mais essa etapa em sua trajetória, buscando junto ao Senai e Sebrae a implantação dos mesmos dentro da empresa. A reunião inicial aconteceu no Sebrae Cascavel, onde foram explicados todos os passos para implementação e certificação, que irá durar aproximadamente 01 ano. Uma equipe do Senai irá acompanhar e implantar durante esse período dentro da empresa documentando todas as partes. O Portal Medianeira está realizando o MPS-SV para Serviços.

Conforme o diretor da empresa, Liandro Carniel a busca da melhoria e implantação dos processos é consequência da nova forma de gestão que a empresa vem aplicando. “Não tem como fugir disso, todos dentro de uma empresa precisam entender os processos, alinhar isso ao trabalho do dia a dia, oferecendo ao cliente mais qualidade na prestação dos serviços. Estamos mudando totalmente a cultura da nossa empresa. A certificação nos dará uma nova visão do negócio, vamos iniciar no nível G, mas isso nos fará seguir esse modelo implantado que trarão excelentes resultados para a empresa”, destacou.

Na área de serviços o MPS.BR certificou 21 empresas no Brasil, sendo 6 no Paraná, em nível G. No Brasil o MPS-SV Software certificou 627 empresas em 10 anos.

O que é o MPS.BR

O MPS.BR é um programa mobilizador que foi criado em 2003 pela Softex para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. A iniciativa foi responsável pelo desenvolvimento do Modelo de Referência para Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS-SW), que levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos, boas práticas da engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional.

O mercado brasileiro é composto por um forte setor prestador de serviços de TI e, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para esse setor. Para que se tenha uma indústria competitiva, nacional e internacionalmente, é essencial que os provedores de serviços coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando à oferta de serviços conforme padrões internacionais de qualidade.

Pensando nisso, a Softex criou o modelo MPS para Serviços (MPS-SV), complementar ao modelo MPS para Software (MPS-SW), que vem ao encontro das necessidades desse mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que atesta a aderência das práticas da organização em relação às melhores práticas do setor.

Ele é baseado na Norma Internacional ISO/IEC 20000, nas práticas ITIL e no modelo CMMI-SVC e serve para melhorar tanto os processos de serviços quanto o desempenho nos negócios das organizações públicas e privadas de qualquer porte.