A explicação é bem técnica, e vamos precisar usar vídeos de outros pessoas, que detalham melhor, no entanto pode acreditar: Se você tem um roteador em casa, e outra pessoa está conectada e sua distância ou existência de obstáculos entre o roteador e o celular desta pessoa, afeta a qualidade e navegação do seu celular, mesmo que você esteja pertinho.
Entenda que um roteador wifi não consegue enviar um pacote de informações ou bits para vários dispositivos ao mesmo tempo. Ele envia para um, este captura o bit processa e retorna ao roteador informando que está ok, e pode utilizar sua antena para enviar para outro dispositivo. Felizmente este envio e recebimento é bem rápido, portanto quase transparente e imperceptível, no entanto quanto mais longe um dispositivo está, mais tempo este pacote de informações demora para chegar até ele e depois retornar e assim liberar seu roteador para atender outro dispositivo. Este tempo depende tanto da distância como também com a qualidade do sinal recebido, por isso, quando há paredes, vidros e outros obstáculos, a navegação fica afetada.
Desta forma, quando você compartilha a conexão com um vizinho, ou se o seu filho mesmo, vai brincar na rua com o celular, o sinal que ele recebe é ruim, e toda vez que o roteador envia um pacote para este dispositivo, a navegação no seu celular fica prejudicada.
Este print mostra os dispositivos conectados numa mesma rede, e observe que qualidade da conexão (o %) está muito baixo, inferior a 50%. O outro número refere-se ao sinal de wifi recebido, e ele é inversamente proporcional à qualidade. Quanto maior o número absoluto, pior fica. E estes dispositivos ruins afetam a qualidade dos demais que estão com bom sinal.
Em outro artigo comentamos sobre o menor alcance da frequência de 5Ghz. Nesta imagem percebe-se que um dispositivo está conectado em 5Ghz e está com a qualidade prejudicada também, mesmo estando há uma distância similar a outro que está com melhor sinal.