3 (7)

Vamos falar de 5S? A cultura da Disciplina

Aqui no Portal implantamos o 5S e periodicamente a equipe de colaboradores se reúne para acompanhar o andamento dentro da empresa. O 5S ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias.
O aprendizado e a prática do 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional. É importante utilizar os recursos da empresa e também necessário: ordená-los, limpá-los, conservá-los, ou mesmo jogar fora ou reciclar estes recursos quando necessário. O 5s funciona a partir do momento que as pessoas internalizam o conceito e o colocam em prática, sendo eles: Utilização, Organização, limpeza, padronização e disciplina.
O colaborador Luis Eduardo Gasparin, ajuda na fiscalização e coleta das informações para a elaboração do relatório, e salienta que a nota máxima é 10, sendo baseada em vários pontos, dentro de cada setor, como: limpeza, organização, entre outros. Essa nota agrava muito quando o setor já tiver reincidência, pois geralmente será bem baixa.
Yago De Sousa, que atua no setor da qualidade, no Portal Medianeira, destaca a importância de apresentar a todos da equipe, relatórios com dados e fotografias, para que cada colaborador reavalie sua postura perante os sensos do 5S e busque melhorar. “Frisamos as mudanças que devem ocorrer, quando apontamos as falhas. Elogiamos muito quando essas mudanças ocorrem. E, é muito legal ver as notas dos setores quando elas são bem altas. A equipe vibra, porque eles atuam em parceria para manter o ambiente de trabalho organizado e cobram do colega para que ele faça o mesmo”, afirmou.